Nas últimas 24 horas, de quarta-feira (8) até as 8h desta quinta-feira (9), a estação de monitoramento de raios do Bate-Papo Astronômico registrou 164 descargas elétricas em Santa Maria.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo o diretor-executivo do projeto Fabricio Colvero, esse tipo de estação realiza as detecções por radiofrequência. E por meio de filtros e algoritmos, são contabilizadas as descargas reais, sem as interferências:
– Estima-se que são registrados cerca de 70% a 80% dos total de raios, alguns deles, como os positivos, apresentam características diferentes e nem sempre são detectados. É uma condição normal e aceita para este tipo de equipamento. As detecções são realizadas a uma distância de até 40 km do sensor, instalado ao lado da estação meteorológica do Tecnoparque – explica Colvero.
Santa Maria registra 164 descargas elétricas nas últimas 24 horas
— Diário de Santa Maria (@diariosm) November 9, 2023
Leia mais: https://t.co/yXgws9xRbk pic.twitter.com/SAgf4oSzKd
Bate-papo Astronômico
O Bate-Papo Astronômico é um projeto voltado à promoção e difusão da ciência para o público. A iniciativa conta com apoio de diversas instituições, como a Agência Espacial Brasileira, e possui estações de coleta de dados, como uma estação de monitoramento de meteoros, vinculada à rede Bramon.
Projetada e construída pela equipe do Bate-Papo Astronômico, a estação meteorológica é a única do Brasil que monitora também índices de radiação ionizante de fundo. Além da estação de monitoramento de raios, que está na fase de testes e ajustes, e uma estação de clima espacial, que pertence a um projeto da Universidade do Texas.